Black Orchestra: Como jogar esse jogo de tabuleiro cooperativo e histórico que te desafia a assassinar Hitler

 


Vou te ensinar a jogar Black Orchestra, um jogo cooperativo de suspense e estratégia ambientado na Alemanha nazista. Neste texto, você vai aprender porque o jogo é divertido, curiosidades, o objetivo, as regras, o fluxo do jogo com exemplos, as principais dúvidas, dicas e estratégias. 

Por que Black Orchestra é divertido?

  • É um desafio emocionante e imprevisível. Você nunca sabe quando Hitler vai aparecer, quais eventos vão acontecer ou se você vai ser descoberto pela Gestapo. Você precisa estar sempre atento e adaptar sua estratégia às mudanças do cenário.
  • É um jogo cooperativo e temático. Você e seus amigos precisam trabalhar juntos, compartilhar informações, recursos e planos para aumentar suas chances de sucesso. O jogo também tem uma atmosfera envolvente e realista, com personagens, locais e eventos baseados na história real.
  • É um jogo educativo e reflexivo. Você vai aprender sobre a resistência alemã contra o nazismo, os dilemas morais e éticos envolvidos na conspiração e as consequências de suas ações. O jogo também te faz pensar sobre o que você faria no lugar dos conspiradores e como você se sentiria ao tentar matar uma pessoa.

Curiosidades

Black Orchestra é um jogo criado por Philip duBarry e publicado pela Starling Games em 2016. O nome do jogo vem de uma expressão usada pelos nazistas para se referir aos conspiradores que planejavam o atentado de 20 de julho de 1944 contra Hitler, liderado pelo coronel Claus von Stauffenberg. O termo “Orquestra Negra” era usado para indicar que eles eram traidores que tocavam uma música sinistra contra o regime.

O jogo é baseado em fatos históricos e retrata com fidelidade os personagens, locais e eventos da época. O jogo tem 13 personagens jogáveis, cada um com uma biografia, uma habilidade especial e um nível de motivação. Os personagens são:

  • Adam von Trott zu Solz: Um diplomata que tentou obter apoio dos aliados para a resistência. 
  • Carl Friedrich Goerdeler: Um político conservador que se opôs às políticas econômicas e raciais de Hitler.
  • Claus von Stauffenberg: Um oficial do exército que liderou o atentado de 20 de julho de 1944.
  • Dietrich Bonhoeffer: Um pastor luterano que participou de operações de espionagem e sabotagem.
  • Erwin von Witzleben: Um marechal de campo que planejava assumir o comando das forças armadas após a morte de Hitler.

  • Fabian von Schlabrendorff: Um jurista e oficial da reserva que participou de várias tentativas de assassinato contra Hitler.
  • Hans Oster: Um general que chefiava a inteligência militar e fornecia informações aos conspiradores.
  • Helmuth James von Moltke: Um advogado que fundou o Círculo de Kreisau, um grupo de oposição ao nazismo.
  • Henning von Tresckow: Um general que organizou várias tentativas de assassinato contra Hitler, incluindo a bomba no avião em 1943.
  • Ludwig Beck: Um general que renunciou em protesto contra a invasão da Tchecoslováquia em 1938 e se tornou um líder da resistência.
  • Peter Yorck von Wartenburg: Um jurista e oficial da reserva que era membro do Círculo de Kreisau.
  • Ulrich von Hassell: Um diplomata que tentou formar uma aliança entre os grupos de resistência civil e militar.

  • Wilhelm Canaris: Um almirante que chefiava a Abwehr, o serviço secreto alemão, e protegia os conspiradores.
O jogo tem 7 locais principais na Alemanha, cada um com uma função específica:

  • Berlim: A capital do Reich, onde fica o quartel-general da Gestapo e onde Hitler costuma estar.
  • Munique: A cidade natal de Hitler, onde fica o seu refúgio na montanha, o Berghof.
  • Nuremberg: A cidade onde foram realizados os famosos comícios nazistas e onde fica o tribunal militar.
  • Colônia: A cidade onde fica a catedral e onde os conspiradores podem obter apoio da igreja.
  • Essen: A cidade onde fica a fábrica da Krupp, a maior produtora de armamentos da Alemanha.
  • Hamburgo: A cidade portuária onde fica a base naval e onde os conspiradores podem obter apoio dos marinheiros.
  • Varsóvia: A cidade ocupada pelos alemães na Polônia, onde os conspiradores podem obter apoio da resistência polonesa.

Objetivo

  • Vitória dos jogadores: Os jogadores conseguem assassinar Hitler e escapar da Gestapo.
  • Derrota dos jogadores por prisão: Todos os jogadores são presos pela Gestapo e executados.
  • Derrota dos jogadores por tempo: O jogo chega ao final do sétimo estágio e Hitler sobrevive à guerra.

Fluxo do jogo

Preparação

  1. Coloque o Hitler e as seis peças de deputado no tabuleiro em seus espaços iniciais, conforme indicado pelo ícone em cada peça que corresponde ao espaço com aquele ícone. 

  2. Embaralhe as peças do item e coloque uma virada para baixo em cada espaço com um quadrado preto. 

  3. Decida em qual nível de dificuldade jogar o jogo: fácil, padrão ou difícil. Com base no nível escolhido, coloque o cubo vermelho de apoio militar no valor apropriado da faixa de suporte militar de Hitler: 2 para fácil, 3 para padrão, 4 para difícil. Pegue a peça de dificuldade correspondente e coloque-a sobre a faixa na área listada na parte de trás da peça de dificuldade. 

  4. Organize as cartas de evento por número de estágio em sete baralhos virados para baixo. Embaralhe cada baralho e devolva as duas primeiras cartas de cada baralho para a caixa do jogo - elas não serão usadas neste jogo. Não revele as cartas removidas. Coloque os sete baralhos de eventos virados para baixo acima dos espaços apropriados no tabuleiro. 

  5. Embaralhe todas as cartas do conspirador e coloque-as em uma pilha virada para baixo ao lado do tabuleiro - este é o baralho do conspirador. 

  6. Embaralhe todas as cartas de interrogatório e coloque-as em uma pilha virada para baixo ao lado do tabuleiro - este é o baralho de interrogatório. 

  7. Coloque todos os dez dados ao lado do tabuleiro ao alcance de todos os jogadores. 

  8. Cada jogador escolhe uma folha de conspirador (duas se jogando sozinho) e um peão e dois cubos da mesma cor. 

  9. Coloque um dos seus cubos em cada um dos níveis iniciais marcados para motivação (tímido) e suspeita (médio) na sua folha de conspirador. 

  10. Todos os jogadores colocam seus peões no espaço da ESTAÇÃO DE TREM em Berlim. 

    O jogador que estiver vestindo mais preto faz o primeiro turno. A operação está pronta para começar!


Fase dos eventos:

Nesta fase, o jogador mais à esquerda revela a carta superior do baralho de eventos e resolve seus efeitos. As cartas de evento podem ter vários tipos de efeitos, como mover Hitler ou outros nazistas pelo tabuleiro, alterar os níveis de consciência, apoio, desconfiança e suspeita, adicionar ou remover itens, cartas especiais ou marcadores pelo tabuleiro, fazer os jogadores rolarem dados para testar sua sorte ou habilidade, etc. Algumas cartas de evento são marcadas como eventos-chave, que representam acontecimentos importantes da história e permanecem em jogo até o final do estágio atual

Fase dos jogadores: Nesta fase, cada jogador, começando pelo jogador mais à esquerda e seguindo em sentido horário, pode realizar até três ações. As ações possíveis são: mover-se pelo tabuleiro, pegar, descartar ou trocar itens ou cartas especiais, usar cartas especiais ou habilidades especiais, aumentar sua motivação ou diminuir sua suspeita, preparar ou executar um plano de assassinato. As ações têm custos diferentes em pontos de ação, que dependem de vários fatores, como o tipo de transporte usado para se mover, o nível de motivação ou suspeita do jogador, a categoria do plano de assassinato, etc. As ações têm efeitos diferentes no jogo, que podem afetar as chances de sucesso ou fracasso dos jogadores.
  • Mover: O jogador pode se mover para um local adjacente no tabuleiro, pagando um custo em pontos de ação. O custo depende do tipo de transporte usado: a pé (1 ponto), de trem (2 pontos) ou de avião (3 pontos). O jogador pode usar diferentes tipos de transporte na mesma ação, somando os custos. Por exemplo, se o jogador quiser se mover de Berlim para Essen, ele pode ir a pé até Colônia (1 ponto) e depois pegar um trem até Essen (2 pontos), gastando um total de 3 pontos.
  • Pegar item: O jogador pode pegar um item que esteja no mesmo local que ele no tabuleiro. Os itens são representados por fichas que podem ser usadas para executar planos de assassinato ou para outras finalidades. Os itens podem ser de vários tipos, como bombas, armas, venenos, documentos, uniformes, etc. Cada jogador pode carregar até três itens consigo.
  • Descartar item: O jogador pode descartar um item que esteja carregando, colocando-o de volta no local onde ele está no tabuleiro. Isso pode ser útil para liberar espaço ou para passar um item para outro jogador.
  • Trocar item: O jogador pode trocar um item que esteja carregando com outro jogador que esteja no mesmo local que ele no tabuleiro. Isso pode ser útil para compartilhar recursos ou para coordenar planos de assassinato.
  • Pegar carta especial: O jogador pode pegar uma carta especial que esteja no mesmo local que ele no tabuleiro. As cartas especiais são representadas por cartas menores que podem ter vários efeitos benéficos para os jogadores, como aumentar sua motivação, diminuir sua suspeita, dar pistas sobre os planos de assassinato, etc. Cada jogador pode ter até duas cartas especiais na mão.
  • Descartar carta especial: O jogador pode descartar uma carta especial que esteja na sua mão, colocando-a de volta no local onde ele está no tabuleiro. Isso pode ser útil para liberar espaço ou para passar uma carta para outro jogador.
  • Trocar carta especial: O jogador pode trocar uma carta especial que esteja na sua mão com outro jogador que esteja no mesmo local que ele no tabuleiro. Isso pode ser útil para compartilhar informações ou para coordenar ações.
  • Usar carta especial: O jogador pode usar uma carta especial que esteja na sua mão, resolvendo seu efeito e descartando-a em seguida. Os efeitos das cartas especiais variam de acordo com o texto da carta, mas geralmente são vantajosos para os jogadores.
  • Usar habilidade especial: O jogador pode usar sua habilidade especial, resolvendo seu efeito e marcando-a como usada em seguida. As habilidades especiais variam de acordo com o personagem do jogador, mas geralmente são poderosas e únicas. Cada habilidade especial só pode ser usada uma vez por jogo.
  • Aumentar motivação: O jogador pode aumentar sua motivação em um nível, pagando um custo em pontos de ação. O custo depende do nível atual de motivação do jogador: 1 ponto para aumentar de desanimado para hesitante, 2 pontos para aumentar de hesitante para determinado e 3 pontos para aumentar de determinado para comprometido. A motivação é importante porque afeta a quantidade de dados que o jogador pode rolar ao tentar executar um plano de assassinato.
  • Diminuir suspeita: O jogador pode diminuir sua suspeita em um nível, pagando um custo em pontos de ação. O custo depende do nível atual de suspeita do jogador: 1 ponto para diminuir de suspeito para cauteloso, 2 pontos para diminuir de cauteloso para discreto e 3 pontos para diminuir de discreto para inocente. A suspeita é importante porque afeta a chance de o jogador ser preso pela Gestapo ou impedido por Hitler.
  • Preparar plano de assassinato: O jogador pode preparar um plano de assassinato que esteja no mesmo local que ele no tabuleiro, pagando um custo em pontos de ação. O custo depende da categoria do plano: 1 ponto para preparar uma bomba, 2 pontos para preparar uma arma e 3 pontos para preparar um veneno. Preparar um plano de assassinato significa colocar uma ficha de preparação sobre a carta do plano, indicando que o jogador está pronto para tentar executá-lo.
  • Executar plano de assassinato: O jogador pode executar um plano de assassinato que esteja preparado por ele ou por outro jogador no mesmo local que ele e Hitler no tabuleiro, pagando um custo em pontos de ação. O custo depende da categoria do plano: 2 pontos para executar uma bomba, 3 pontos para executar uma arma e 4 pontos para executar um veneno. Executar um plano de assassinato significa rolar dados e comparar o resultado com os requisitos do plano, indicando se o jogador conseguiu ou não matar Hitler.
  • Fase dos nazistas: Nesta fase, os nazistas reagem às ações dos jogadores e tentam impedir seus planos. Os efeitos possíveis são:
    • Rolar dados de Hitler: Hitler é representado por uma ficha cinza que se move pelo tabuleiro seguindo as instruções das cartas de evento. Hitler pode estar em qualquer um dos sete locais principais do jogo, mas nem sempre está visível. Quando Hitler está visível, ele tem um nível de desconfiança que afeta sua reação aos jogadores. O nível de desconfiança de Hitler é determinado pelo número de dados vermelhos que são rolados na fase dos nazistas. O número de dados vermelhos depende do estágio atual do jogo: 1 dado no primeiro estágio, 2 dados no segundo estágio, 3 dados no terceiro estágio, etc. Os dados vermelhos têm três faces possíveis: uma face vazia, uma face com um olho e uma face com uma suástica. As faces têm os seguintes efeitos:

      • Face vazia: Nenhum efeito.
      • Face com um olho: Hitler fica desconfiado e aumenta seu nível de desconfiança em um nível. O nível de desconfiança de Hitler pode variar entre 0 e 3, sendo 0 o mais baixo e 3 o mais alto. O nível de desconfiança de Hitler afeta a quantidade de dados que os jogadores podem rolar ao tentar executar um plano de assassinato contra ele.
      • Face com uma suástica: Hitler fica furioso e impede o jogador mais suspeito que esteja no mesmo local que ele de realizar qualquer ação na próxima rodada. Se houver mais de um jogador com o mesmo nível de suspeita, Hitler impede todos eles.

Principais dúvidas sobre as regras 

Como os jogadores podem escapar da prisão? Os jogadores que estão na prisão podem tentar escapar na fase dos jogadores, pagando um custo em pontos de ação. O custo depende do nível de suspeita do jogador: 

  • 3 pontos para escapar de suspeito;
  • 2 pontos para escapar de cauteloso; e
  • 1 ponto para escapar de discreto. 

Os jogadores que escapam da prisão podem se mover para qualquer local adjacente a Nuremberg, mas aumentam seu nível de suspeita em um nível. Os jogadores que estão na prisão também podem ser libertados por outros jogadores que estejam no mesmo local que a Gestapo na fase dos nazistas, pagando um custo em pontos de ação. O custo depende do número de jogadores na prisão: 

  • 1 ponto para libertar um jogador;
  • 2 pontos para libertar dois jogadores; e
  • 3 pontos para libertar três ou mais jogadores. 

Os jogadores que são libertados pela Gestapo podem se mover para qualquer local adjacente a Nuremberg, mas não aumentam seu nível de suspeita.


Como os jogadores podem rolar dados extras? Os jogadores podem rolar dados extras ao tentar executar um plano de assassinato se cumprirem algumas condições. As condições são:

  • Ter um nível de motivação alto: Os jogadores podem rolar um dado extra se tiverem um nível de motivação comprometido.
  • Ter um item adequado: Os jogadores podem rolar um dado extra se tiverem um item que corresponda à categoria do plano de assassinato. Por exemplo, se o plano for uma bomba, o jogador pode rolar um dado extra se tiver uma bomba.
  • Ter uma carta especial adequada: Os jogadores podem rolar um dado extra se tiverem uma carta especial que permita rolar dados extras. Por exemplo, a carta “Plano B” permite rolar um dado extra ao executar qualquer plano de assassinato.
  • Ter um aliado no mesmo local: Os jogadores podem rolar um dado extra se tiverem outro jogador no mesmo local que eles e Hitler. O outro jogador não precisa estar preparado ou executando o mesmo plano de assassinato, apenas estar presente.

Com
o os jogadores podem evitar os efeitos negativos das cartas de evento? Os jogadores podem evitar alguns dos efeitos negativos das cartas de evento se cumprirem algumas condições. As condições são:
    • Ter uma carta especial adequada: Os jogadores podem evitar alguns dos efeitos negativos das cartas de evento se tiverem uma carta especial que permita cancelar ou modificar esses efeitos. Por exemplo, a carta “Contatos” permite evitar o aumento da suspeita causado por uma carta de evento.
    • Ter um item adequado: Os jogadores podem evitar alguns dos efeitos negativos das cartas de evento se tiverem um item que permita neutralizar ou contrariar esses efeitos. Por exemplo, um uniforme permite evitar a prisão causada por uma carta de evento.
    • Ter um nível de suspeita baixo: Os jogadores podem evitar alguns dos efeitos negativos das cartas de evento se tiverem um nível de suspeita discreto ou inocente. Por exemplo, uma carta de evento que cause a prisão dos jogadores suspeitos não afeta os jogadores discretos ou inocentes.

Dicas e estratégias
  • Trabalhar em equipe: O jogo é cooperativo, portanto, os jogadores devem trabalhar em equipe, compartilhando informações, recursos e planos. Os jogadores devem se comunicar entre si, trocar itens e cartas especiais, coordenar suas ações e ajudar uns aos outros. Os jogadores devem tentar estar no mesmo local que Hitler quando for possível, para aumentar suas chances de executar um plano de assassinato com sucesso.
  • Balancear motivação e suspeita: O jogo é um equilíbrio entre motivação e suspeita. Os jogadores devem tentar manter sua motivação alta e sua suspeita baixa. A motivação é importante porque permite rolar mais dados ao tentar executar um plano de assassinato. A suspeita é importante porque evita ser preso pela Gestapo ou impedido por Hitler. Os jogadores devem usar suas ações, itens e cartas especiais para aumentar sua motivação e diminuir sua suspeita. Os jogadores devem evitar ações, itens e cartas especiais que diminuam sua motivação ou aumentem sua suspeita.
  • Escolher o plano de assassinato certo: O jogo é um desafio de escolher o plano de assassinato certo. Os jogadores devem escolher um plano de assassinato que tenha uma chance razoável de sucesso, considerando os requisitos, os dados necessários e as consequências. Os jogadores devem escolher um plano de assassinato que se adapte à sua situação, levando em conta o local, os itens, as cartas especiais, a motivação, a suspeita, a consciência, o apoio, a desconfiança e o estágio do jogo. Os jogadores devem escolher um plano de assassinato que seja viável, evitando planos que sejam muito arriscados ou muito improváveis.
  • Aproveitar as oportunidades: O jogo é uma oportunidade de aproveitar as oportunidades. Os jogadores devem aproveitar as oportunidades que surgirem durante o jogo, como eventos favoráveis, cartas especiais úteis, itens valiosos, aliados disponíveis, etc. Os jogadores devem aproveitar as oportunidades para melhorar sua situação, aumentando sua motivação, diminuindo sua suspeita, obtendo recursos ou informações, etc. Os jogadores devem aproveitar as oportunidades para tentar executar um plano de assassinato quando Hitler estiver visível e vulnerável.

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