As Ruínas Perdidas de Arnak: um guia para exploradores iniciantes

 


Hoje, eu vou te ensinar a jogar As Ruínas Perdidas de Arnak, um jogo de construção de baralhos e alocação de trabalhadores que te leva a uma aventura de exploração, gerenciamento de recursos e descoberta. O jogo foi lançado em 2020 pela Czech Games Edition e publicado no Brasil pela Devir Games. Ele foi vencedor do prêmio 2020 Golden Geek Medium Game of the Year Winner, entregue pelo site BoardGameGeek.

O objetivo do jogo é ser o explorador mais bem-sucedido na ilha misteriosa de Arnak, onde há ruínas antigas, artefatos poderosos e guardiões perigosos. Você vai usar cartas e peças para realizar ações que te permitem escavar locais, comprar novas cartas, jogar cartas, pesquisar na trilha do conhecimento e derrotar guardiões. Cada ação te dá pontos de vitória (PV) de diferentes formas, e o jogador com mais PV no final do jogo é o vencedor.

O jogo tem 5 rodadas, cada uma com 3 fases: a fase de ação, a fase de limpeza e a fase de preparação. Na fase de ação, os jogadores se alternam realizando uma ação principal e quantas ações livres quiserem até que todos passem. As ações principais são:

  • Escavação: você usa uma carta com um símbolo de bota e uma peça (arqueólogo ou assistente) para ir a um local na ilha que tenha o mesmo símbolo da carta. Você ganha os recursos indicados no local e coloca sua peça lá. Se for o primeiro jogador a chegar nesse local, você também ganha um bônus imediato. Se o local tiver um guardião, você deve colocar uma carta da pilha de guardiões sobre ele e enfrentá-lo mais tarde.
  • Derrotar um guardião: você usa uma carta com um símbolo de faca e paga os recursos indicados no guardião que está sobre o seu local para removê-lo do jogo. Você ganha os PV e o bônus imediato indicados no guardião. Você também pode colocar o guardião na sua área pessoal como um troféu, que pode ser usado como recurso ou como ponto extra no final do jogo.
  • Comprar uma carta: você usa uma carta com um símbolo de moeda e paga os recursos indicados na carta que você quer comprar do mercado. Você coloca a carta comprada na sua pilha de descarte. As cartas podem ser de dois tipos: itens ou artefatos. Os itens são mais baratos e podem ser usados na mesma rodada que são comprados. Os artefatos são mais caros e só podem ser usados na rodada seguinte, mas têm efeitos mais poderosos e podem ser ativados mais de uma vez.
  • Jogar uma carta: você usa uma carta da sua mão para ativar seu efeito, que pode ser ganhar recursos, PV, bônus ou outras ações. Você coloca a carta usada na sua área pessoal. Algumas cartas têm um custo adicional para serem ativadas, outras têm um benefício extra se você cumprir uma condição. As cartas de itens são descartadas no final da rodada, as cartas de artefatos permanecem na sua área pessoal até que você as use novamente.
  • Pesquisar: você usa uma carta com um símbolo de livro e paga os recursos indicados na trilha do conhecimento para mover seu marcador (magnífica ou livro) para cima ou para a direita. Você ganha os bônus imediatos indicados nas casas que você passa ou chega. A trilha do conhecimento tem 6 níveis, cada um com um requisito diferente para entrar. Quanto mais alto você chegar, mais PV você ganha no final do jogo.

As ações livres são:

  • Comprar um recurso: você paga 1 moeda para comprar 1 recurso (ouro, bússola ou ídolo) do estoque geral.
  • Usar um recurso: você usa 1 recurso da sua área pessoal para ativar seu efeito, que pode ser ganhar PV, bônus ou outras ações. Os recursos podem ser troféus, ídolos ou fichas de medo. As fichas de medo são negativas e devem ser removidas o quanto antes, pois elas valem -1 PV no final do jogo e ocupam espaço na sua mão e na sua área pessoal.
  • Passar: você decide não fazer mais nenhuma ação principal na rodada e passa a vez. Você pode continuar fazendo ações livres depois de passar, mas não pode voltar a fazer ações principais. Quando todos os jogadores passarem, a fase de ação termina.

Na fase de limpeza, os jogadores fazem o seguinte:

  • Descartam as cartas de itens da sua área pessoal e as fichas de medo que sobraram.
  • Embaralham as cartas da sua área pessoal e da sua pilha de descarte para formar um novo baralho.
  • Compram 5 cartas do seu baralho para formar uma nova mão.
  • Devolvem seus arqueólogos e assistentes para a sua área pessoal.
  • Recebem 1 moeda do estoque geral.

Na fase de preparação, os jogadores fazem o seguinte:

  • Reposicionam as cartas do mercado, descartando as mais antigas e revelando novas do baralho de itens e do baralho de artefatos.
  • Reposicionam os bônus dos locais da ilha, descartando os mais antigos e revelando novos da pilha de bônus.
  • O jogador inicial passa o marcador de jogador inicial para o jogador à sua esquerda.

O jogo termina depois da quinta rodada. Os jogadores somam seus PV das seguintes formas:

  • PV das cartas na sua área pessoal e na sua mão.
  • PV dos guardiões na sua área pessoal.
  • PV da trilha do conhecimento, de acordo com o nível mais alto que você alcançou com seus dois marcadores.
  • PV dos bônus finais que você ganhou durante o jogo, que podem depender do número de locais que você escavou, do número de guardiões que você derrotou, do número de artefatos que você comprou ou do número de ídolos que você usou.
  • -1 PV para cada ficha de medo na sua área pessoal ou na sua mão.

O jogador com mais PV é o vencedor. Em caso de empate, o jogador com mais recursos (ouro, bússola e ídolo) é o vencedor. Se ainda houver empate, o jogador com mais cartas é o vencedor. Se ainda houver empate, os jogadores empatados compartilham a vitória.

As 3 principais dúvidas referentes às regras são:

  • Posso usar uma carta com um símbolo diferente da ação que eu quero fazer? Sim, você pode usar uma carta com qualquer símbolo para fazer qualquer ação principal, mas você deve pagar 1 moeda adicional para isso. Por exemplo, se você quiser escavar usando uma carta com um símbolo de faca, você deve pagar 1 moeda além da peça que você usa para escavar. Você não pode usar uma carta sem símbolo para fazer uma ação principal.

  • Posso usar um artefato mais de uma vez na mesma rodada? Sim, você pode usar um artefato quantas vezes quiser na mesma rodada, desde que você pague seu custo adicional a cada vez que você o usar. Por exemplo, se você tiver um artefato que custa 1 bússola para ser ativado, você pode usá-lo duas vezes na mesma rodada se você tiver 2 bússolas para pagar.

  • Posso mover meu marcador na trilha do conhecimento para uma casa ocupada por outro jogador? Sim, você pode mover seu marcador para uma casa ocupada por outro jogador, mas você deve pagar 1 ídolo para isso. Você ganha o bônus imediato da casa normalmente. Você não pode mover seu marcador para uma casa ocupada por seu outro marcador.

Algumas dicas e estratégias para se sair bem no jogo são:

  • Tente diversificar suas cartas, comprando itens e artefatos que te dêem diferentes tipos de recursos e ações. Assim, você terá mais opções e flexibilidade para fazer suas jogadas.
  • Tente avançar na trilha do conhecimento o quanto antes, pois ela te dá bônus imediatos e PV no final do jogo. Além disso, ela te permite ganhar bônus finais que podem aumentar sua pontuação de acordo com suas ações no jogo.
  • Tente escavar os locais mais distantes da ilha, pois eles te dão mais recursos e bônus. Eles também te permitem derrotar guardiões mais valiosos e ganhar mais PV.
  • Tente usar seus ídolos para ativar seus efeitos, pois eles podem te dar vantagens como comprar recursos, remover fichas de medo, ganhar PV ou fazer ações extras. Não guarde seus ídolos para o final do jogo, pois eles valem apenas 1 PV cada.
  • Tente se adaptar às oportunidades que aparecem no jogo, como as cartas do mercado, os bônus dos locais e os guardiões disponíveis. Não fique preso a uma estratégia fixa, pois o jogo é dinâmico e requer que você se ajuste às mudanças.

Comentários

Receba as Últimas Notícias!

Postagens mais visitadas deste blog

Dobble Collector: o jogo de cartas que vai desafiar a sua velocidade e observação!👀