Quartermaster General 1914 | Introdução às Regras
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Vou te ensinar a jogar Quartermaster General 1914, um jogo de tabuleiro que recria a Primeira Guerra Mundial. Vamos lá?
Objetivo
O objetivo do jogo é fazer parte da equipe que termina com mais Pontos de Vitória (PV) depois de 17 rodadas, ou que lidera por 12 ou mais pontos ao final de uma Rodada de Pontuação. Existem duas equipes: os Poderes Centrais (Alemanha, Áustria-Hungria e Turquia) e a Entente (França, Grã-Bretanha e Rússia). Cada jogador controla um ou mais Poderes, dependendo do número de jogadores.
Regras
O jogo usa um tabuleiro que representa o mapa da Europa e do Oriente Médio em 1914, dividido em espaços terrestres e marítimos. Cada espaço tem um símbolo que indica se é uma Capital, uma Colônia ou um Território Neutro. Alguns espaços também têm um número que indica quantos PV valem na Rodada de Pontuação.
Cada Poder tem um baralho de cartas que representa suas ações militares, políticas e econômicas durante a guerra. As cartas podem ser de três tipos: Preparação, Resposta ou Evento. As cartas de Preparação são jogadas na sua vez e ficam na mesa até serem descartadas por algum efeito. As cartas de Resposta são jogadas em resposta a uma ação do adversário, fora da sua vez. As cartas de Evento são jogadas na sua vez e têm um efeito imediato, depois são descartadas.
Cada Poder também tem peças de madeira que representam seus Exércitos (cilindros) e Marinhas (discos). Essas peças são usadas para ocupar os espaços no tabuleiro e combater os inimigos. Cada Poder começa com algumas peças no tabuleiro, conforme indicado no manual1.
Fluxo do jogo
O jogo é dividido em 17 rodadas, cada uma composta por seis fases: Alemanha, Áustria-Hungria, França, Grã-Bretanha, Rússia e Turquia. Em cada fase, o jogador que controla o Poder correspondente deve realizar as seguintes ações:
- Comprar uma carta: o jogador compra uma carta do seu baralho e adiciona à sua mão. Se o seu baralho estiver vazio, ele não compra nada.
- Jogar uma carta: o jogador escolhe uma carta da sua mão e a joga na mesa, seguindo as instruções da carta. Se a carta for de Preparação, ela fica na mesa até ser descartada. Se for de Resposta ou Evento, ela é descartada depois de aplicar o efeito.
- Construir uma peça: o jogador pode colocar uma peça nova no tabuleiro, desde que tenha uma carta de Preparação que permita isso. A peça deve ser colocada em um espaço adjacente a uma peça do mesmo Poder ou em um espaço com um símbolo do mesmo Poder.
- Mover uma peça: o jogador pode mover uma peça no tabuleiro, desde que tenha uma carta de Preparação que permita isso. A peça pode se mover para um espaço adjacente vazio ou ocupado por um inimigo.
- Combater: se o jogador moveu uma peça para um espaço ocupado por um inimigo, ele deve combater. O combate é resolvido comparando o número de peças de cada lado. O lado com menos peças perde todas elas e o outro lado perde apenas uma. Em caso de empate, ambos os lados perdem todas as peças.
- Descartar: o jogador pode descartar uma carta da sua mão se quiser.
Depois que todos os jogadores completarem suas fases, a rodada termina e começa uma nova rodada.
A cada quatro rodadas (4ª, 8ª, 12ª e 16ª), ocorre uma Rodada de Pontuação. Nessa rodada, cada equipe soma os PV dos espaços que ocupa no tabuleiro e os PV das cartas de Preparação que tiver na mesa. A equipe com mais PV ganha 2 PV adicionais. A equipe com menos PV perde 1 PV por cada Poder que estiver sem peças no tabuleiro.
O jogo termina depois da 17ª rodada, ou antes se uma equipe liderar por 12 ou mais PV ao final de uma Rodada de Pontuação. A equipe com mais PV vence o jogo.
Dicas e estratégias
- Cada Poder tem um papel diferente no jogo e um estilo de jogo diferente. Conheça bem as cartas do seu Poder e as do seu adversário para planejar suas ações.
- Mantenha um equilíbrio entre jogar cartas de Preparação, que dão vantagens permanentes, e cartas de Evento, que dão efeitos imediatos.
- Não se esqueça de comprar cartas. Se o seu baralho acabar, você ficará sem opções e vulnerável aos ataques inimigos.
- Não se isole no tabuleiro. Tente manter contato com seus aliados e apoiá-los quando necessário.
- Não deixe espaços vazios perto das suas peças. O inimigo pode aproveitar para invadir e cortar suas linhas de suprimento.
- Não se exponha demais ao combate. Você pode perder muitas peças e ficar sem recursos para reconstruí-las.
- Fique atento aos espaços que valem PV na Rodada de Pontuação. Eles podem fazer a diferença entre a vitória e a derrota.
Tabela
Aqui está uma tabela que resume as informações principais do jogo:
Poder | Cor | Número de cartas | Número de peças | Espaços iniciais |
---|---|---|---|---|
Alemanha | Cinza | 30 | 10 Exércitos, 4 Marinhas | Berlim, Kiel, Essen, Colônia, Munique, Strasbourg |
Áustria-Hungria | Vermelho | 25 | 8 Exércitos, 2 Marinhas | Viena, Budapeste, Trieste, Sarajevo |
França | Azul | 25 | 8 Exércitos, 2 Marinhas | Paris, Bordeaux, Marselha, Argel |
Grã-Bretanha | Rosa | 30 | 6 Exércitos, 8 Marinhas | Londres, Edimburgo, Cairo |
Rússia | Verde | 25 | 10 Exércitos, 2 Marinhas | Petrogrado, Moscou, Kiev, Odessa |
Turquia | Amarelo | 20 | 6 Exércitos, 2 Marinhas | Constantinopla, Bagdá |
Espero que você tenha gostado dessa introdução ao Quartermaster General 1914. Agora você está pronto para jogar e se divertir com seus amigos. Boa sorte! 🍀
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